Vamos relembrar o compositor e pianista brasileiro Henrique Oswald, que muito se dedicou à música de câmera.
Henrique
Oswald nasceu no Rio de Janeiro em 14 de abril de 1852. Era filho de Carlota
Cantagalli, de origem italiana, e de Jean Jacques Oschwald que, ao se
naturalizar brasileiro, mudou o sobrenome para Oswald.
Em 1853, sua
família se transferiu para São Paulo. Nesta cidade, os Oswald se estabeleceram
com um comércio de pianos.
Começou a
estudar entre os seis e sete anos, com Gabriel Giraudon, um francês que se
estabeleceu em São Paulo. Aos 16 anos, Henrique Oswald foi morar na Europa,
residindo em Florença, Itália, e ingressando no Instituto Moriani, onde estudou
contraponto, harmonia e composição com os professores Maglioni e Grazzini, e
piano com Henry Ketten e Giuseppe Buonamici.
O imperador
Dom Pedro II lhe concedeu uma bolsa de estudos em 1879.
Em 1896, já fazendo
apresentações como pianista, veio ao Brasil, acompanhado do violoncelista
Cinganelli, fazendo vários concertos, inclusive apresentando músicas de sua
autoria. A partir de então, voltaria ao Brasil para várias excursões artísticas.
O presidente
Campos Sales, em 1900, o nomeou chanceler do Brasil no Consulado de Havre, indo
depois para o Consulado de Gênova.
Venceria, em
1902, com a obra Il Neige, o concurso de composição do jornal Le
Figaro, onde figuravam no júri, Saint-Saens, Gabriel Fauré e Louis Diémer.
Em 1903, o
Barão do Rio Branco o nomeou diretor do Instituto Nacional de Música do Rio de
Janeiro. Ficou no cargo até 1906.
Em 1909, no
mesmo Instituto Nacional de Música, tocou de sua autoria, Concerto para piano e
orquestra, sob a regência de Alberto Nepomuceno, então diretor. Ao voltar para
Florença, recebeu o convite formal para assumir como catedrático uma cadeira no
Instituto Nacional de Música, então, voltou definitivamente ao Brasil. Não
voltaria mais à Itália e seria, no Brasil, um disputado professor. Entre seus
alunos, podemos citar Lorenzo Fernandez, Luciano Gallet e Fructuoso Viana.
Recebeu a Médaille
du Roi Albert em julho de 1920, conferida pelo governo da Bélgica.
Algumas de suas músicas seriam gravadas entre as décadas de 1920 e 1940. Em janeiro de 1930, Henrique Oswald gravou duas músicas de sua autoria pelo selo Brunswick, Barcarola - Op.14 - nº4 e Tarantella - Op.14 - nº3.
Em 1931, o
embaixador da França no Brasil, comunica a concessão do título de Chevalier de
la Légion d´Honneur.
Henrique
Oswald faleceu em 09 de junho de 1931, no Rio de Janeiro, aos 79 anos de idade,
recebendo a comenda francesa durante seu velório.
Segundo o site da Academia Brasileira de Música, Henrique Oswald, sendo pianista, deixou obras em especial para este instrumento. Também deixou importantes produções em outros gêneros, como sinfonias, concertos para violino e piano, música de câmara como duos, trios, quartetos e quintetos, três óperas, música sacra e canções para voz e piano.
Ouçam um pouco da obra de Henrique Oswald no site da Funarte: https://bit.ly/2TRQEfs
GRAVAÇÕES DE HENRIQUE OSWALD
BARCAROLA - OP.14 - Nº4
De Henrique Oswald
Gravada por Henrique
Oswald ao Piano
Disco Brunswick 10.017-A,
matriz 184
Lançado em janeiro de 1930
TARANTELA - OP.14 - Nº3
De Henrique Oswald
Gravada por Henrique
Oswald ao Piano
Disco Brunswick 10.017-B,
matriz 186
Lançado em janeiro de 1930
BERCEUSE
De Henrique Oswald
Gravada por Oscar Borgerth
ao Violino
Acompanhamento de
Francisco Mignone ao Piano
Disco Odeon B-3.305-B,
matriz 8396-1
Gravado em agosto de 1948
e lançado em 1948
Il Neige!..., com Clara Sverner
RECORTES SOBRE HENRIQUE OSWALD
HENRIQUE OSWALD, 1867 Arquivo Nacional https://sian.an.gov.br/ |
HENRIQUE OSWALD, 1875 Arquivo Nacional https://sian.an.gov.br/ |
HENRIQUE OSWALD Acervo Luiz Antônio de Almeida |
HENRIQUE OSWALD Acervo Luiz Antônio de Almeida |
Selo em homenagem a Henrique Oswald Acervo Luiz Antônio de Almeida |
Correio Paulistano, 30 de julho de 1897, p.01 http://memoria.bn.br/ |
Correio Paulistano, 13 de agosto de 1897, p.01 |
Correio Paulistano, 19 de agosto de 1897, p.01 http://memoria.bn.br/ |
O Malho, 1903 http://memoria.bn.br/ |
Gazeta Artística, 1911 http://memoria.bn.br/ |
Fon-Fon, 1916 http://memoria.bn.br/ |
Música, 1918 http://memoria.bn.br/ |
Fon Fon, 1931 http://memoria.bn.br/ |
Correio da Manhã, 10 de junho de 1931, p.03 http://memoria.bn.br/ |
Correio da Manhã, 11 de junho de 1931, p.05 http://memoria.bn.br/ |
Correio da Manhã, 11 de junho de 1931, p.06 http://memoria.bn.br/ |
A Batalha, 11 de junho de 1931, p.05 http://memoria.bn.br/ |
A Noite, 10 de junho de 1931, p.08 http://memoria.bn.br/ |
A Esquerda, 10 de junho de 1931, p.03 http://memoria.bn.br/ |
A Esquerda, 11 de junho de 1931, p.02 http://memoria.bn.br/ |
Revista da Semana, 1931 http://memoria.bn.br/ |
Revista da Semana, 1931 http://memoria.bn.br/ |
Agradecimento a Luiz Antônio de Almeida e ao Arquivo Nirez
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