segunda-feira, 10 de maio de 2021

MÚSICAS & CRÍTICAS 27 (PARLOPHON, VICTOR E BRUNSWICK - JANEIRO DE 1930)

 





MÚSICAS & CRÍTICAS 27 
(PARLOPHON, VICTOR E BRUNSWICK - JANEIRO DE 1930)



O número 35 de Phono – Arte, publicado em 15 de janeiro de 1930, trazia os suplementos lançados nessa primeira quinzena deste mês relativos às gravadoras Parlophon, Victor e Brunswick (e a crítica às respectivas gravações e aos artistas). São gravações interessantes realizadas por artistas que se destacavam em seu meio, quer no teatro musicado ou no disco.

O artigo principal, intitulado Silencio..., aborda uma interessante prática das lojas de discos que, então, passava a ser proibida. 

Eis os artistas citados nas críticas das páginas de Phono – Arte:


Francisco Alves, como já dissemos anteriormente, gravava na Parlophon sob o pseudônimo de Chico Viola e na Odeon como Francisco Alves. Na fase dos discos 78 rpm, provavelmente, ele foi o único intérprete que concorreu consigo mesmo. Em 1929, ele já gozava de grande prestígio como cantor e Phono-Arte reconhecia isso. Assim a revista se referia a ele como o cantor mais famoso de sua época, gravando vários discos e mantendo sua naturalidade diante do microfone. Entre as músicas lançadas por Chico Viola, destacamos: Favorito, tango canção de Ernesto Nazareth, e a valsa Dor sem Consolo, com letra de EPequeno e música de Eduardo. 

Gastão Formenti era outro cantor que desfrutava de grande popularidade no final da década de 1920, gravando com regularidade. Para janeiro de 1930, ele lançava duas interessantes composições: a canção de Marcelo Tupynambá, Sonhos, que vinha no lado B. No lado A, ele gravou a canção brasileira de Ary Barroso, Teus Óio, que, anos depois, seria regravada como samba por Carmen Miranda, com aproveitamento de alguns versos, e com o título de Nosso Amor veio dum Sonho. 

Dora Brasil era cantora e atriz de teatro musicado. Gravou algumas músicas sozinha e, outras, com o humorista Pinto Filho. Phono – Arte assim se referia à ela: “Voz pequena, porém, bastante afinada e maneira de cantar com muito desembaraço [...]”. Conseguimos somente as gravações com Pinto Filho, comprovando o que dizia a revista. Dora Brasil, com muito desembaraço, desempenha os esquetes musicados ao lado do grande comediante. 

Integrante do Bando de Tangará, o violonista Henrique Britto gravou vários discos solo. Aqui, ele aparece com seu violão em composições de sua autoria, Romance I e II. 

Assim como o famoso grupo Turunas da Mauricéia, surgiram outros bons como Os Desafiadores do Norte, que acompanham os cantores Joviniano Araújo e Sebastião R. dos Santos.

Os intérpretes de tangos Milonguita e Príncipe Azul gravaram alguns discos no Brasil, sendo nomes populares nessa época abordada por Phono-Arte. Conseguimos duas gravações de Príncipe Azul. 

O compositor João de Barro, em início de carreira, também se lançou como cantor, sendo acompanhado pelo Bando de Tangarás, do qual fazia parte. No mesmo disco onde canta o samba de sua autoria e J. Canuto, Não quero amor nem carinho, também vem o clássico samba, no disco como choro de rua no Carnaval, de Homero Dornelas e Almirante, Na Pavuna, lançado por Aracy Côrtes no Teatro de Revista e de muito sucesso no Carnaval de 1930. A gravação de Almirante traz algumas curiosidades, como ser a primeira vez que se usou instrumentos de percussão em discos e a participação, ao lado do Bando de Tangarás, de Carolina Cardoso de Menezes ao piano. 

Outros cinco importantes e populares cantores do final da década de 1920, hoje esquecidos, foram Jayme Vogeler, Breno Ferreira, Arthur Costa,Mário Pessoa e Elpídio Dias (Bilú). Vogeler apresenta o fox trot Louras e Morenas, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano; já Breno Ferreira nos brinda com duas composições, o samba Meu Gavião, de Benar, e a marcha de Plínio Brito, Cadeirinha do Catete. Arthur Costa, ator de Teatro de Revista e cantor, lançou o samba de André Filho, Ingratidão de Mulher. Seu filho, Arthur Costa Filho seria ator de televisão e teatro. Mário Pessoa, dono de boa voz, gravou de Pixinguinha, o gostoso Samba na Areia; de Plínio Brito, gravou o samba Sucessão, uma sátira à política da época e que seria gravado no mês seguinte por Carmen Miranda, com versos de Domingos Magarinos, intitulado Miss Sertão. Mário Pessoa também gravou a famosa embolada de Ary Kerner Trepa no Coqueiro, que seria muito regravada. Elpídio Dias, conhecido como Bilú, gravou o samba de Pascoal Barros e André Filho, Ninguém me faz Amar. 

Carmen Miranda ainda era uma cantora desconhecida em dezembro de 1929, quando gravou seus primeiros discos na Victor. Em fevereiro de 1930, porém, ela passaria a ser conhecida nacionalmente. No começo de janeiro de 1930, Carmen chamava a atenção da crítica e do público com seu primeiro disco lançado na Victor, que trazia as músicas de Josué de Barros, o compositor e violonista baiano, responsável por tê-la descoberto como artista: Triste Jandaya, canção toada, e o samba Dona Balbina. Ela é elogiada por Phono-Arte, sobretudo, na primeira música. 

Rogério Guimarães, além de compositor e violonista, era o diretor artístico da Victor. Ele gravou alguns discos solo ao violão. Em janeiro de 1930, ele lançou um disco com o tango brasileiro Trem de Luxo e a valsa Noite de prazer. 

Josué de Barros, além de compositor e violonista, também era professor de violão. Também gravou alguns discos ao violão e como cantor. No disco Victor 33.244, ele apresenta duas interessantes composições de sua autoria: Babaô Miloquê, batuque africano; e História de um Capitão Africano, esta, um importante registro, onde Josué de Barros atua e ainda conta com a participação de Breno Ferreira e Carmen Miranda, ela em início de carreira. 

O disco Victor 33.243 traz dois importantes artistas: Severino Rangel, o Ratinho, e Pixinguinha. Ratinho, ao saxofone, interpreta de sua autoria, o choro Brincando. Pixinguinha, na flauta, interpreta o choro de sua autoria, Segura Ele. 

A dupla Os Orestes também lançava um disco em janeiro de 1930. O cantor Orestes de Mattos, oriundo da Casa Edison e demais gravadoras do início do século XX, gravou na Victor no final da década de 1920. A dupla gravou os duetos humorísticos de Orestes de Mattos, Maxixe de Mocamba e O Doutor e a Cliente. 

J. Thomaz, maestro e cantor, gravou discos regendo e cantando. Em alguns discos Brunswick ele acompanha ou é acompanhado pela Orquestra Brunswick ou pelo Conjunto Typico Brasileiro. 

A Miss Ipanema 1929, Laura Suarez, além de ter vencido o concurso de beleza em 1929, também era atriz, cantora e compositora. No disco Brunswick 10.015, ela apresenta a toada e sua autoria, Moreno, meu bem; e a toada Coco de Pagu, versos de Raul Bopp e melodia de Laura Suarez. Trata-se de uma homenagem à jornalista Patrícia Galvão, a Pagu. 

Novamente, na lista, retorna Carmen Miranda. Desta feita, lançando seu primeiro disco, gravado na Brunswick por volta de setembro de 1929. Devido a demora do lançamento, só em janeiro de 1930, Josué de Barros a levaria para gravar na Victor. Nesse disco Brunswick, de número 10.013, ela canta, de Josué de Barros, o choro Se o Samba é Moda, e o choro, Não Vá Simbora. 

O tenor Edgard Arantes e o Conjunto Typico Brasileiro lançaram quatro músicas em dois discos. Entre as composições, está Mal de Amor, toada de Marcelo Tupynambá e Coelho Neto. 

Luiz Fonseca, estrela do Teatro de Revista das décadas de 1920 e 1930 e atriz de cinema, gravou um disco pela Brunswick. Phono-Arte não aprovou muito a voz da atriz ao microfone. Talvez, no teatro, sua voz se posicionasse melhor. De toda forma, é uma ótima oportunidade de conhecermos a voz de um popular nome de nosso teatro musicado. No disco Brunswick 10.016, ela canta os sambas Cuscus e Cangote Cheiroso, ambos de Pedro de Sá Pereira, Marques Porto e Luiz Peixoto. Em 1928, Francisco Alves gravou essas músicas pela Odeon. Luiza Fonseca foi responsável por lançar a primeira versão do samba Gosto que me Enrosco, de Sinhô, em 1927/1928, com o título de Florzinha. 

Encerrando as críticas, os Três Sustenidos (Grupos de Violões), apresenta o disco Brunswick 10.019, com dois choros.
























PARLOPHON
 

 
CHICO VIOLA
(FRANCISCO ALVES)


FRANCISCO ALVES
Arquivo Nirez




 
 
Disco Parlophon 13.081
 
 
CORAÇÃO
Valsa de Fred Fischer, Louis Silvers e Aratimbó
Gravada por Francisco Alves
Acompanhamento da Orquestra Rádio Central
Disco Parlophon 13.081-A, matriz 3100
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
E DIREMO-NOS ADEUS
Valsa de W. Schmidt, Gentner e Aratimbó
Gravada por Francisco Alves
Acompanhamento da Orquestra Rádio Central
Disco Parlophon 13.081-B, matriz 3101
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930

 
 
Disco Parlophon 13.080
 
 

SAPEQUINHA
Marcha Carnavalesca de Sátiro de Almeida (Marinho)
Gravada por Francisco Alves
Acompanhamento de Simão Nacional Orquestra
Disco Parlophon 13.080-A, matriz 3158
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
CEIA DANÇANTE
Samba de Mário Duprat Fiúza
Gravado por Francisco Alves
Acompanhamento de Simão Nacional Orquestra
Disco Parlophon 13.080-B, matriz 3058
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
  

Disco Parlophon 13.075
 

 
FAVORITO
Tango Brasileiro de Ernesto Nazareth
Gravado por Francisco Alves
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.075-A, matriz 3068
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
OUTONO
Valsa de Sobreiro (Orierbos) e Vasco C. Lima
Gravado por Francisco Alves
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.075-B, matriz 3092
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930

 

 
Disco Parlophon 13.074

 
 
DOR SEM CONSOLO
Valsa de Eduardo Souto
Gravada por Francisco Alves
Acompanhamento de Piano e Violino
Disco Parlophon 13.074-A, matriz 3136
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
RAPSÓDIA DE AMOR
Valsa Canção de Carlos Rodrigues e Cândido das Neves (Índio)
Gravada por Francisco Alves
Acompanhamento de Piano e Violino
Disco Parlophon 13.074-B, matriz 3135
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930



 
 
 
GASTÃO FORMENTI



GASTÃO FORMENTI
Arquivo Nirez







 
Disco Parlophon 13.076
 


TEUS ÓIO...
Canção Brasileira de Ary Barroso
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.076-A, matriz 3120
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
SONHOS
Canção de Marcelo Tupynambá
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.076-B, matriz 3094
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930



 
 
DORA BRASIL
 

DORA BRASIL
Arquivo Nirez



Disco Parlophon 13.086
 







 
DORA BRASIL
E
PINTO FILHO




DORA BRASIL
Arquivo Nirez




PINTO FILHO
Arquivo Nirez






 
 
Disco Parlophon 13.085
 

 
HARMONIA PORTUGUÊS!
Cena Cômica de Henrique Vogeler e Pinto Filho
Gravada por Dora Brasil e Pinto Filho
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.085-A, matriz 3149-2
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930




 
MOLEQUE ALINHADO
Cena Cômica de Henrique Vogeler e Pinto Filho
Gravada por Dora Brasil e Pinto Filho
Acompanhamento de Conjunto
Disco Parlophon 13.085-B, matriz 3150-1
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930




 
 
NELSON ALVES



Disco Parlophon 13.084








HENRIQUE BRITO





 

Disco Parlophon 13.082

 
 
ROMANCE (I)
De Henrique Brito
Gravado por Henrique Brito ao Violão
Disco Parlophon 13.082-A, matriz 2905-1
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
ROMANCE (II)
De Henrique Brito
Gravado por Henrique Brito ao Violão
Disco Parlophon 13.082-B, matriz 2906
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
 
 
JOVINIANO ARAÚJO
SEBASTIÃO R. DOS SANTOS
E
OS DESAFIADORES DO NORTE
 

 





Disco Parlophon 13.079
 
 

DE PERNAMBUCO A ALAGOAS
Toada de João Miranda
Gravada por Joviniano Araújo
Acompanhamento dos Desafiadores do Norte
Disco Parlophon 13.079-A, matriz 3131
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
NÃO GOSTO ASSIM
Samba de João Miranda
Gravada por Sebastião R. dos Santos
Acompanhamento dos Desafiadores do Norte
Disco Parlophon 13.079-B, matriz 3133
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 

 
 
MILONGUITA
(ANTONIO GOMEZ)




MILONGUITA
http://memoria.bn.br/




Disco Parlophon 13.077
 
 





 
PRÍNCIPE AZUL
 


PRÍNCIPE AZUL
Arquivo Humberto Franceschi





 

 
Disco Parlophon 13.064
 

 
MONEDA CORRIENTE
Tango de Sciamarella, Bertonasso e Martignone
Gravado por Príncipe Azul
Acompanhamento de Piano e Violão
Disco Parlophon 13.064-A
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
BABY
Valsa de Bauer e Alonso
Gravada por Príncipe Azul
Acompanhamento de Piano e Violão
Disco Parlophon 13.064-B
Gravado em 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
 
 
ALMIRANTE
JOÃO DE BARRO
E
BANDO DE TANGARÁS
Com a participação de 
CAROLINA CARDOSO DE MENEZES




ALMIRANTE
Arquivo Nirez



JOÃO DE BARRO
http://memoria.bn.br/




BANDO DE TANGARÁS
Arquivo Marcelo Bonavides




CAROLINA CARDOSO DE MENEZES
Arquivo Nirez






 
 
Disco Parlophon 13.089
 

 
NA PAVUNA
Choro de Rua no Carnaval de Homero Dornelas e Almirante
Gravado por Almirante
Acompanhamento do Bando de Tangará, ao Piano, Carolina Cardoso de Menezes
Disco Parlophon 13.089-A, matriz 3179
Gravado em 30 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
NÃO QUERO AMOR NEM CARINHO
Samba de J. Canuto e João de Barro
Gravado por João de Barro
Acompanhamento do Bando de Tangará
Disco Parlophon 13.089-B, matriz 3180
Gravado em 30 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930



 
 
VICTOR
 






Correio da Manhã, 12 de janeiro de 1930, p.15
http://memoria.bn.br/




O Paiz, 26 de janeiro de 1930, p.13
http://memoria.bn.br/





 
JAYME VOGELER
E
BRENO FERREIRA




BRENO FERREIRA
Arquivo Nirez




JAYME VOGELER
Arquivo Nirez







 
Disco Victor 33.250



LOIRAS E MORENAS


Fox Trot de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano
Gravado por Jayme Vogeler
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.250-A, matriz 50130-3
Gravado em 29 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
MEU GAVIÃO


Samba de Benar
Gravado por Breno Ferreira
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.250-B, matriz 50140-2
Gravado em 09 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930



 

 
BRENO FERREIRA
E
ARTHUR COSTA



BRENO FERREIRA
Arquivo Nirez





 

 
Disco Victor 33.251



CADEIRINHA DO CATETE


Marcha de Plínio Brito
Gravada por Breno Ferreira
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.251-A, matriz 50138-2
Gravado em 07 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
INGRATIDÃO DE MULHER


Samba de André Filho
Gravado por Arthur Costa
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.251-B, matriz 50121-2
Gravado em 25 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 
 

 
 
MÁRIO PESSOA
 


Disco Victor 33.247
 
 








Samba de Pixinguinha
Gravado por Mário Pessoa
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.247-A, matriz 50123-2
Gravado em 27 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930





SUCESSÃO


Samba de Plínio Brito
Gravado por Mário Pessoa
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.247-B, matriz 50124-1
Gravado em 27 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930



 
 
 
MÁRIO PESSOA
E
ELPÍDIO DIAS (BILÚ)
 

 
Disco Victor 33.252








 
TREPA NO COQUEIRO


Embolada de Ary Kerner Veiga de Castro
Gravada por Mário Pessoa
Acompanhamento de dois Violões e Piano
Disco Victor 33.252-A, matriz 50132-1
Gravado em 30 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930




 
NINGUÉM ME FAZ AMAR


Samba de Pascoal Barros e André Filho
Gravado por Elpídio Dias (Bilú)
Acompanhamento de dois Violões e Piano
Disco Victor 33.252-B, matriz 50118-2
Gravado em 23 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 
 
  
 
 
CARMEN MIRANDA



CARMEN MIRANDA
Arquivo Nirez






 


Disco Victor 33.249



TRISTE JANDAYA


Canção Toada de Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos Violões
Disco Victor 33.249-A, matriz 50134-2
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930




 
DONA BALBINA


Samba de Josué de Barros
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos Violões
Disco Victor 33.249-B, matriz 50135-1
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
 


 
ROGÉRIO GUIMARÃES



ROGÉRIO GUIMARÃES
Arquivo Nirez







 
 
Disco Victor 33.244
 

 
TREM DE LUXO


Tango Brasileiro de Rogério Guimarães
Gravado por Rogério Guimarães ao Violão
Acompanhamento de João Frazão ao Violão
Disco Victor 33.244-A, matriz 50119-1
Gravado em 25 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
NOITE DE PRAZER


Valsa de Rogério Guimarães
Gravada por Rogério Guimarães ao Violão
Acompanhamento de João Frazão ao Violão
Disco Victor 33.244-B, matriz 50120-1
Gravado em 25 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 




JOSUÉ DE BARROS



JOSUÉ DE BARROS
http://memoria.bn.br/








Disco Victor 33.253



BABAÔ MILOQUÊ


Batuque Africano de Josué de Barros
Gravado por Josué de Barros
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.253-A, matriz 50113-3
Gravado em 22 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930




 
HISTÓRIA DE UM CAPITÃO AFRICANO


Batuque Humorístico de Josué de Barros
Gravado por Josué de Barros
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.253-B, matriz 50113-3
Gravado em 09 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
Obs. Carmen Miranda e Breno Ferreira participam da gravação.







RATINHO (SEVERINO RANGEL)
E
PIXINGUINHA (ALFREDO VIANA)
 



SEVERINO RANGEL 
(RATINHO)
http://memoria.bn.br/




PIXINGUINHA
https://pixinguinha.com.br/









 
Disco Victor 33.243



BRINCANDO


Choro de Severino Rangel (Ratinho)
Gravado por Choro de Severino Rangel (Ratinho) ao Saxofone
Acompanhamento de Rogério Guimarães, João Frazão e Nelson dos Santos Alves
Disco Victor 33.243-A, matriz 50111-2
Gravado em 22 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
SEGURA ELE


Choro de Alfredo Viana (Pixinguinha)
Gravado por Alfredo Viana (Pixinguinha) na Flauta
Acompanhamento de Rogério Guimarães, João Frazão e Nelson Alves
Disco Victor 33.243-B, matriz 50115-2
Gravado em 23 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 
  
 
Disco Victor 33.246
 

 
LULA


Choro de Severino Rangel (Ratinho)
Gravado por Choro de Severino Rangel (Ratinho) ao Saxofone
Acompanhamento de Rogério Guimarães, João Frazão e Nelson dos Santos Alves
Disco Victor 33.246-A, matriz 50112-1
Gravado em 22 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
AGUENTA SEU FULGÊNCIO


Choro de Lourenço Lamartine
Gravado por Alfredo Viana (Pixinguinha) na Flauta
Acompanhamento de Rogério Guimarães, João Frazão e Nelson Alves
Disco Victor 33.246-B, matriz 50116-2
Gravado em 23 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 



 
 
MIRANDELA
 
Disco Victor 33.248
 
 









Correio da Manhã, 05 de janeiro de 1930, p.08
http://memoria.bn.br/





 
OS ORESTES





 
Disco Victor 33.245



MAXIXE DE MOCAMBA


Dueto Humorístico de Orestes de Matos
Gravado por Os Orestes
Acompanhamento de Violão, Violino e Piano
Disco Victor 33.245-A, matriz 50136-2
Gravado em 05 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930


 
O DOUTOR E A CLIENTE


Dueto Humorístico de Orestes de Matos
Gravado por Os Orestes
Acompanhamento de Violão, Violino e Piano
Disco Victor 33.245-B, matriz 50137-1
Gravado em 05 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
 
 
  


 
BRUNSWICK


 


 
J. THOMAZ
ORQUESTRA BRUNSWICK
E
CONJUNTO TYPICO BRASILEIRO




J. THOMAZ
http://memoria.bn.br/




CONJUNTO TYPICO BRASILEIRO
http://memoria.bn.br/








 
 
Disco Brunswick 10.009



AÍDA
Samba de J. Thomaz
Gravado por J. Thomaz
Acompanhamento da Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.009-A, matriz 40
Lançado em janeiro de 1930




 
ODETE
Choro de Bonfiglio de Oliveira
Gravado pelo Conjunto Típico Brasileiro
Disco Brunswick 10.009-B, matriz 52
Lançado em janeiro de 1930





 
 
ORQUESTRA BRUNSWICK
E
J. THOMAZ




J. THOMAZ
http://memoria.bn.br/







 

 
Disco Brunswick 10.010



SAUDOSA
Valsa de Ernesto dos Santos (Donga)
Gravada pela Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.010-A, matriz 60
Lançado em janeiro de 1930




 
BATUQUE NA ROÇA
Batuque de Ernesto Viçosa
Gravada pela Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.010-B, matriz 117
Lançado em janeiro de 1930 





Disco Brunswick 10.011



LEONOR
Samba de Alfredo Viana (Pixinguinha)
Gravado pela Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.011-A, matriz 61
Lançado em janeiro de 1930




 
POLCA MARCHA
Polca Marcha de Alfredo Viana (Pixinguinha)
Gravada pela Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.011-B, matriz 67
Lançado em janeiro de 1930





 
Disco Brunswick 10.014


 
CRIANÇA LOUCA
Samba de Heitor dos Prazeres
Gravado pela Orquestra Brunswick, com vocal de J. Thomaz
Disco Brunswick 10.014-A, matriz 211
Lançado em janeiro de 1930




 
MIOLO DE BAIANO
Samba de Ernesto dos Santos (Donga) e J. André
Gravado por J. Thomaz
Acompanhamento da Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.014-B, matriz 72
Lançado em janeiro de 1930


 
 



LAURA SUAREZ
 


LAURA SUAREZ
http://memoria.bn.br/








 
Disco Brunswick 10.015



MORENO MEU BEM
Toada
Gravada por Laura Suarez
Acompanhamento de dois Violões
Disco Brunswick 10.015-A, matriz 119
Lançado em janeiro de 1930




 
COCO DE PAGU
Toada com versos de Raul Bopp, adaptação de Laura Suarez
Gravada por Laura Suarez
Acompanhamento de dois Violões
Disco Brunswick 10.015-B, matriz 121
Lançado em janeiro de 1930 




 
CARMEN MIRANDA



CARMEN MIRANDA
Arquivo Nirez








 
Disco Brunswick 10.013



SE O SAMBA É MODA
Choro de Josué de Barros
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Trio Barros
Disco Brunswick 10.013-A, matriz 97
Lançado em janeiro de 1930




 
NÃO VÁ SIMBORA
Samba de Josué de Barros
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Trio Barros
Disco Brunswick 10.013-B, matriz 99
Lançado em janeiro de 1930 



 
 
EDGARD ARANTES
E
CONJUNTO TÍPICO BRASILEIRO




EDGARD ARANTES
http://memoria.bn.br/




CONJUNTO TYPICO BRASILEIRO
http://memoria.bn.br/






 
 
 
Disco Brunswick 10.018
 

 
CIRANDINHA
Canção de Marcelo Tupynambá e Augusto Meyer
Gravada por Edgard Arantes
Acompanhamento de Conjunto Típico Brasileiro
Disco Brunswick 10.018-A, matriz 149
Lançado em janeiro de 1930




MAL DE AMOR
Toada de Marcelo Tupynambá e Coelho Neto
Gravada por Edgard Arantes
Acompanhamento de Conjunto Típico Brasileiro
Disco Brunswick 10.018-B, matriz 152
Lançado em janeiro de 1930 




 
Disco Brunswick 10.012
 


CATANDO CONCHINHAS
Tango
Gravado pelo Conjunto Típico Brasileiro
Disco Brunswick 10.012-A, matriz 139
Lançado em janeiro de 1930



 
PRA QUE TANTA JUDIAÇÃO
Toada de Marcelo Tupynambá e Coelho Neto
Gravada por Edgard Arantes
Acompanhamento do Conjunto Típico Brasileiro
Disco Brunswick 10.012-B, matriz 143
Lançado em janeiro de 1930 




 
LUIZA FONSECA



LUIZA FONSECA
http://memoria.bn.br/








 
Disco Brunswick 10.016
 

 
CUSCUS
Samba de Pedro de Sá Pereira, Marques Porto e Luiz Peixoto
Gravado por Luiza Fonseca
Acompanhamento da Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.016-A, matriz 129
Lançado em janeiro de 1929


 
CANGOTE CHEIROSO
Samba de Pedro de Sá Pereira, Marques Porto e Luiz Peixoto
Gravado por Luiza Fonseca
Acompanhamento da Orquestra Brunswick
Disco Brunswick 10.016-B, matriz 132
Lançado em janeiro de 1929 

 



 
TRÊS SUSTENIDOS
(GRUPO DE VIOLÕES)





 
 
Disco Brunswick 10.019
 
 

CADÊ O CRUZEIRO
Choro de Teotônio Correia
Gravado por Três Sustenidos aos Violões
Disco Brunswick 10.019-A, matriz 176
Lançado em janeiro de 1930




 
NEGRINHA DE FILÓ
Choro de João Avelino
Gravado por Três Sustenidos aos Violões
Disco Brunswick 10.019-B, matriz 175
Lançado em janeiro de 1930




























Agradecimento ao Arquivo Nirez










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...