JÚLIA MARTINS E BAHIANO |
Vamos relembrar o compositor J. Bulhões.
José Carvalho
de Bulhões, mais conhecido como J. Bulhões, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de
agosto de 1881. Era pai do compositor Max Bulhões.
J. Bulhões foi
um famoso pianeiro carioca, tendo tocado em todos os clubes do Rio de
Janeiro no início do século XX.
Compôs a
valsa Despedida em Lágrimas que, com letra de Alfredo Cândido,
seria gravada por Bahiano, com bastante agrado.
Seu grande
sucesso foi a marcha Ai, Philomena!, bastante cantada no carnaval
de 1915. A música fazia crítica ao então Presidente Hermes da Fonseca (a quem o
povo apelidara Dudu), que era calvo e que tinha fama de ser agourento (ter
urucubaca, azar). A melodia foi inspirada na canção italiana Viva
Garibaldi.
Em 1915, essa
música foi lançada no teatro de revista, um dos meios de comunicação que mais
faziam críticas aos governos. Coube à atriz Júlia Martins, com muita malícia, e
ao ator Brandão, o Popularíssimo, darem vida aos personagens.
Coube a Bahiano fazer a gravação.
BAHIANO Arquivo Nirez |
Anos depois, o
povo criou uma versão muito maliciosa, conhecida por gerações, que, até a mim
chegou: “Ai, coelhinho, se eu fosse como tu, tirava a mão do bolso...” O resto
vocês sabem....
Mantendo sua
crônica política, compôs o samba Torna a Vortá.
Em linguagem
caipira, essa composição fazia apologia ao paulista Antônio Prado, ou Prado
Júnior (Antônio da Silva Prado Júnior, 1880 – 1955). Ele havia sido prefeito da
cidade do Rio de Janeiro de 1926 a 1930. O samba enaltecia seu governo e
sugeria sua volta nas eleições seguintes.
Porém, com a
deposição de Washington Luís, e 24 de outubro de 1930 (Revolução de 1930), ele
teve que deixar o cargo. Saiu cercado com o respeito dos revolucionários, que
reconheceram suas virtudes de homem e administrador. Mesmo assim, foi exilado.
Ele fazia parte da tradicional família Prado, de São Paulo, de grande poder
econômico e político.
Torna a Vortá apresenta uma linguagem dita como caipira:
perfeito (prefeito), internidade (eternidade), transformidade
(transformação)...
O sinhô
Antonho Prado
é
perfeito de verdade
O seu
nome tá firmado
Pra toda
internidade
Ninguém
pode duvidá
da sua
capacidade
Quando
ele for-se embora
vai nos
matá de saudade
A cidade
está fermosa
É mesmo
de embasbacá
Seu
Antonho faz que vai
e pra cá
torna a vortá
É home
do Braço-Forte
na
beleza da cidade
Toda
gente fala bem
da sua
honestidade
A capitá
hoje é outra
na sua
transformidade
Quando
ele for-se embora
vai nos
matá de saudade
DESPEDIDA EM LÁGRIMAS
Valsa de José Carvalho Bulhões e Alfredo Cândido
Gravada por Bahiano
Acompanhamento de piano
Disco Odeon Record 120.270, matriz XR-1827
Lançado em 1914
AI, PHILOMENA!
https://discografiabrasileira.com.br/ |
Canção de J. Carvalho Bulhões
Gravada por Bahiano
Acompanhamento de conjunto
Disco Odeon Record 120.988
Gravado em 1915
TORNA A VORTÁ
Samba de J. Bulhões
Gravado por Francisco Alves
Acompanhamento da Orquestra Pan American
Disco Odeon 10.425-A, matriz 2619
Gravado em 1929 e lançado em julho de 1929
Agradecimento ao Arquivo Nirez
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