Tudo o que envolve OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados) desperta interesse e até polêmica.
Relatos de avistamentos datam de muitos anos, décadas e muitos séculos. Porém, a chamada Ufologia Moderna surgiu há exatos 68 anos.
No dia 24 de julho de 1947, um piloto de avião avistou uma frota de OVNIS voando em esquadrilha. Ele descreveu os objetos como tendo o formato de um pires (saucer, em inglês), daí surgiu a expressão nos jornais, flying saucers (pires voadores), usada nos EUA. No Brasil os objetos receberiam o nome de discos voadores.
O mais interessante é que em 02 de julho daquele mesmo 1947 acontecia o incidente em Roswell, onde o exército declarou que havia capturado um disco voador caído. A afirmação ganhou as manchetes de jornais, mas, em menos de vinte e quatro horas, tudo foi desmentido e o mesmo exército voltou atrás, dizendo que havia capturado um balão meteorológico. Bom, é estranho que os experientes militares tenham confundido um balão com um disco voador.
O tema envolve o mundo inteiro, os relatos de aparições são imensos. Os ufólogos, pessoas que estudam e pesquisam esses fenômenos, dizem que em 95% dos casos relatados há explicação, mas, nos 5% restante fica a dúvida do que realmente foi visto.
Eu sempre procuro trazer assuntos ligados à cultura e, com certeza, esse tema já faz parte do meio cultural de muitas cidades e regiões.
Existem vários sites sobre o assunto e eu indico o da revista UFO, a mais antiga publicação do mundo sobre esse tema. Ela é daqui do Brasil e sempre traz artigos e matérias interessantes: http://ufo.com.br/
Uma outra sugestão é que vocês conheçam a Operação Prato, realizada pela Aeronáutica em 1977 na cidade de Colares (MA). Os militares brasileiros foram chamados para a cidade, após uma série de ataques físicos à população feito por luzes e objetos voadores não identificados. Os próprios militares presenciaram coisas impressionantes e tudo foi anotado em dossiês, filmado e fotografado. Porém, somente os relatos chegaram ao público e estão disponíveis:
Link para o programa Linha Direta sobre a Operação Prato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário