Sonia de Carvalho (sic) é, em São Paulo, a mais estimada das interpretes do samba. A sua popularidade é tão grande que até hoje, nenhuma radio carioca logrou obter o seu concurso. Agora, porém, a Radio Nacional, que estará no ar em setembro, quebrou o encanto e, assim, Sonia de Carvalho (sic) fará parte do "cast" da estação mais joven da cidade. Capa da revista Carioca nº44, em 22 de agosto de 1936. Grafia original.
Hoje, nossa querida estrela paulistana SÔNIA CARVALHO completaria 101 anos.
Ela foi um dos grandes nomes do rádio e do disco na década de 30.
Por ocasião de seu centenário fiz uma postagem e um programa de rádio sobre ela, confiram: http://zip.net/bnmCjd
Nascida em 09 de fevereiro de 1909, em Porto (Portugal), ela veio morar no Brasil com pouco mais de um ano de idade.
Aqui, a partir de 1929, se tornou a maior cantora popular de nosso País, modificando a forma de cantar sambas e lançando sucessos até hoje lembrados.
Carmen Miranda tornou-se mundialmente conhecida em 1939, quando foi morar nos EUA, após vários filmes explorando a vestimenta de baiana (de forma estilizada), ela virou um ícone da alegria e do próprio Brasil.
Nossa Pequena Notável faleceu em 05 de agosto de 1955 (nos EUA), vitima de um infarto fulminante.
Em seu início de carreira, Carmen Miranda gravou um disco na gravadora Brunswick.
O compositor baiano Josué de Barros, seu descobridor e padrinho artístico, a levou para um teste na Victor, ainda em 1929. Rogério Guimarães, compositor e violonista, era o diretor artístico dessa gravadora e logo se encantou com a nova cantora. Então, Carmen passou a gravar discos na Victor, chamando a atenção e fazendo sucesso nos primeiros que foram lançados no mercado.
A revista Phono-Arte fez a divulgação de seus discos. Vale observar pelas datas que títulos como O Nêgo no Samba foi gravado em dezembro de 1929, mas, só lançado em maio de 1930. Os demais títulos eram lançados sem muita demora. Algumas músicas que dividiam o mesmo disco não foram gravadas no mesmo dia.
Interessante que, em seu início de carreira, Carmen Miranda gravou um gênero musical quase extinto em 1930, mas, que era sucesso absoluto no final do século XIX e na Belle Époque: a cançoneta cômica.
Mesmo a vontade com o samba, a iniciante Carmen iria experimentar alguns outros ritmos.
Vamos conferir?
Revista Phono Arte
A jovem e adoravel artista que, em pouco tempo,
atravez os “Discos Victor”, captivou o coração de seus patricios, offerece mais
encantos para todos os lares com as suas recentes creações.
TRISTE JANDAYA
Canção toada de Josué de Barros
Acompanhamento de Josué de Barros e Rogério Guimarães, com violões
Disco Victor 33.249-A, matriz 50134-2
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
DONA BALBINA
Samba de Josué de Barros
Acompanhamento de Josué de Barros e Rogério Guimarães, com violões
Disco Victor 33.249-B, matriz 50135-1
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
YAYÁ YOYÔ
Marcha carnavalesca de Josué de Barros
Acompanhamento de Coro e Orquestra Victor
Disco Victor 33.259-A, matriz 50166-2
Gravado em 23 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
BURUCUNTUM
Samba de Sinhô (José Barbosa da Silva)
Acompanhamento da Orquestra Victor
Disco Victor 33.259-B, matriz 50161-2
Gravado em 22 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
MAMÃE NÃO QUER
Samba canção de A. de Carvalho
Acompanhamento do Choro Victor
Disco Victor 33.263-A, matriz 50162-2
Gravado em 22 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
P´RA VOCÊ GOSTAR DE MIM
Marcha canção de Joubert de Carvalho
Acompanhamento da Orquestra Victor
Disco Victor 33.263-B, matriz 50169-3
Gravado em 27 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
O MEU AMOR TEM
Samba de André Filho
Acompanhamento de dois violões
Disco Victor 33.265-A, matriz 50193-2
Gravado em 27 de fevereiro de 1930 e lançado em abril
EU QUERO CASAR COM VOCÊ
Marcha canção de André Filho
Acompanhamento de dois violões e um violino
Disco Victor 33.265-B, matriz 50192-2
Gravado em 27 de fevereiro de 1930 e lançado em abril
TENHO UM NOVO NAMORADO ESPERE QUE PRECISO ME PINTAR
Cançonetas cômicas de Desmond Gerald
Acompanhamento da Orquestra Victor de Salão
Disco Victor 33.285-A, matriz 50218-2
Gravado em 27 de março de 1930 e lançado em maio
O NÊGO NO SAMBA
Samba de Ary Barroso, Marques Porto e Luís Peixoto
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.285-B, matriz 50144-2
Gravado em 14 de dezembro de 1929 e lançado em maio de 1930
Lisboa recebe 2º Ciclo de Conferências Luso-Brasileiro sobre Teatro de Revista
Acontece em fevereiro o 2º Ciclo de Conferências Luso-Brasileiro sobre o Teatro de Revista, em Lisboa.
Com organização do professor Jorge Trigo, o evento tem início em 7 de Fevereiro a partir das 16 horas, com uma sessão de lançamento do livro “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” da jornalista brasileira Thais Matarazzo. A escritora ainda participa da Conferência “A música ligeira brasileira e portuguesa no teatro musicado”, que palestra sobre sua pesquisa cultural.
Participam ainda o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior da ARPIAC – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém.
E na Conferência “As «Vedetes» do Teatro de Revista Brasileiro”, participa Eloína Ferraz, Professora e uma das maiores atrizes do Teatro de Revista do Brasil.
No sábado, 21 de Fevereiro a partir das 16 horas, o evento traz a Conferência “Série Lisboa – Sobre a produção de espetáculos de Revista pela Empresa Vasco Morgado (1952-1975), com Gonçalo Antunes de Oliveira, especialista em Etnomusicologia Histórica.
Na Conferência “O teatro musical americano em Portugal: desde o seu aparecimento com Godspell em 1976, pelo produtor Vasco Morgado, até aos nossos dias”, fala o Paulo Carrilho, professor de História do Teatro Musical.
A apresentação dos conferencistas e a moderação das conferências fica a cargo de Jorge Trigo (Investigador, escritor e organizador de eventos). Jorge Trigo é licenciado em História e Mestre em História Regional e Local. Tem organizado e participado em iniciativas relacionadas com o Fado. É autor, entre outros livros, da biografia “Ercília Costa – Sereia Peregrina do Fado”, editora Fonte da Palavra.
Livro Brasil & Portugal
O livro “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” tem o objetivo recuperar, registrar e preservar as memórias desta troca artística entre os dois países irmãos, focalizando o período de 1910 a 1960. Thais Matarazzo já tem editados outros dois títulos sobre o tema, “Irene Coelho, uma brasileira de coração português” (2011) e “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” (2013), também apresentados em Portugal.
Os desenvolvimentos dos meios de comunicação e os adventos do disco, cinema, rádio, televisão, internet, entre outros fatores, contribuíram para a difusão das artes. No tocante à música popular, o teatro de revista e o rádio foram as ferramentas mais importantes para sua popularização, até meados do século XX, envolvendo um grande números de artistas, compositores, autores e empresários.
Impossível registrar num único volume os nomes de todos os profissionais da arte popular que participaram desta troca cultural, mesmo porque a pesquisa de campo é muito difícil em vários aspectos, o que exigiu da autora Thais Matarazzo muito fôlego em investigações realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto. O livro está dividido em duas partes: artistas brasileiros e artistas portugueses.
Para celebrar a amizade e a cultura de Brasil e Portugal, a obra traz dois prefácios, do escritor e professor brasileiro José Américo Lisboa Júnior e do autor e historiador português Jorge Trigo. O texto da contracapa é assinado pelo jornalista Jefferson Silveira e o texto da orelha é do radialista Walter Manna.
O dia de hoje, 01/02, marca o nascimento de ZAÍRA DE OLIVEIRA, uma das maiores sopranos que já tivemos. Nascida no Rio de Janeiro em 01 de fevereiro de 1900, ela estaria fazendo 115 anos.
Casada com o compositor Donga, ela era mãe da historiadora Lygia dos Santos.