Há 100 anos nascia a querida cantora SÔNIA CARVALHO.
Ela foi uma das mais talentosas e prestigiadas durante a década de 1930.
Nascida em São Paulo a 27 de fevereiro de 1914, ela se chamava Maria de Nazaré Reis.
Começando sua carreira em São Paulo, estendeu-a pelo Rio de Janeiro, conquistando o país com seus discos e através das ondas do rádio. Foi uma das principais atrações da inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1936.
Em 2011, produzi e gravei uma programa sobre Sônia Carvalho especialmente para o site do Arquivo Nirez (arquivonirez.com.br). Na ocasião, pude usar a gravação da entrevista que Sônia concedeu ao pesquisador Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo) e a Alcino Santos em sua casa, na cidade de Taubaté (SP), nos anos 70. Nessa entrevista, Sônia Carvalho conta detalhes importantes sobre sua carreira, os bastidores do rádio e das gravadoras, e ainda canta algumas músicas, sendo acompanhada ao violão por seu filho.
Curiosidades que você ouvirá nessa gravação:
- Em janeiro de 1936, ela, Francisco Alves, Aracy de Almeida e Orlando Silva, entravam por volta das dez horas da manhã na gravadora Victor, para gravar as músicas de Carnaval, e só saíram meia noite. Além de gravar suas músicas, eles faziam coro nas músicas dos colegas.
- Sua amizade com o compositor Assis Valente e o tema suicídio que o rondava.
- A marcha Cidade Maravilhosa foi composta por André Filho especialmente para Sônia Carvalho. Ela ainda canta os versos inéditos.
- Ela interpreta músicas de Carmen Miranda imitando com perfeição a Pequena Notável.
- Algumas músicas inéditas de Assis Valente, Valfrido Silva e Custódio Mesquita são interpretadas ao vivo por Sônia Carvalho.
- A origem do nome Sônia Carvalho, homenagem à uma cantora e a um compositor brasileiros.
Uma entrevista imperdível!
Cantando na inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Acompanhada por alguns do melhores músicos da época. Sábado, 12 de setembro de 1936. |
Ao Mangione, com a admiração de Sônia Carvalho, 9/1/36. Dedicatória ao editor musical Estevam Sciangula Mangione. |
Agradecimento ao Arquivo Nirez
Maravilha de postagem!!!
ResponderExcluir