JOSUÉ DE BARROS Revista O Violão, janeiro de 1929 Arquivo Nirez |
Vamos relembrar o compositor, violonista, letrista, bandolinista e cantor JOSUÉ DE BARROS.
Josué de Barros é mais conhecido por ter descoberto a cantora Carmen Miranda. Porém, o que poucos sabem é que ele foi um ótimo violonista e compositor inspirado, entre outras atividades.
Nascido em Salvador (Bahia), no dia 16 de março de 1888, Josué Borges de Barros era descendente do Visconde da Pedra Branca (Domingos Borges de Barros, que foi advogado, escritor, diplomata e político).
Em 1904, Josué e seu irmão Otaviano foram para o Rio de Janeiro em formaram a dupla Irmãos Barros. Como não obtiveram sucesso, retornaram à Bahia.
Novamente no Rio, Josué assina um contrato com a gravadora Columbia e lança sua composição Aventureira (uma polca que ele interpretou ao violão) em disco, no ano de 1910.
Pouco depois, com os também baianos Duque e Arthur Castro, viajou à Europa. Sem muito êxito, conseguiram com a embaixada brasileira em Paris o retorno, com uma escala em Lisboa. Aí, ele e Arthur Castro obtiveram êxito e foram contratados para gravar alguns discos em Berlim, pela Decca Records. Sozinho, voltou para Salvador.
Em 1928, Josué retornou ao Rio de Janeiro.
Nesse mesmo ano a grande estrela do teatro musicado, Aracy Côrtes, gravou a canção sertaneja da autoria de Josué, Chora Violão. Uma delícia de composição, melodia e interpretação.
Em 1929 conheceu a jovem Carmen Miranda em uma festa. Começou a lhe ensinar canto e dar dicas sobre interpretação. Quem também ia recebendo os conselhos musicais de Josué, era a pequena Aurora, irmã de Carmen que, aos 13 anos ainda não sonhava em se tornar cantora. A jovem Carmen, fã do trabalho de Aracy, tratou de aprender Chora Violão incorporou em seu repertório de cantora amadora. Quando cantava essa música, era a sua melhor imitação de Aracy Côrtes.
Em 1929 conheceu a jovem Carmen Miranda em uma festa. Começou a lhe ensinar canto e dar dicas sobre interpretação. Quem também ia recebendo os conselhos musicais de Josué, era a pequena Aurora, irmã de Carmen que, aos 13 anos ainda não sonhava em se tornar cantora. A jovem Carmen, fã do trabalho de Aracy, tratou de aprender Chora Violão incorporou em seu repertório de cantora amadora. Quando cantava essa música, era a sua melhor imitação de Aracy Côrtes.
Josué de Barros, à esquerda, sentado com o violão. |
Gravando suas composições ao violão, cantando ou ainda entregando a outros intérpretes, Josué de Barros foi deixando sua marca em belas músicas.
A cantora Jesy Barbosa, em sua primeira gravação (na Victor, em 1929), registrou uma música de Josué: Olhos Pállidos. Jesy seria eleita, em 1930, Rainha da Canção Regional.
Selo do disco Olhos Pálidos Arquivo Marcelo Bonavides |
Em 1932, acompanhado de seu filho Betinho, Carmen Miranda, Roberto Vilmar e Mário Cabral, fez uma excursão à Argentina, com muito sucesso. Ficou morando nesse país (em Buenos Aires) por seis anos, onde foi chefe de orquestra.
Em 1938, ao retornar ao Brasil, se afastou da carreira artística. Em 1953, ele daria uma entrevista e explicaria o motivo de seu afastamento: “De volta ao Brasil encontrei muita coisa mudada. O rádio tomava rumos diferentes daqueles que eu deixara (...) Por outro lado eu já estava velho, muito velho mesmo. Preferi ceder lugar ao moços (...) Minha tarefa estava extinta.”.
Até aposentar-se, Josué foi funcionário do Ministério da Educação.
Até aposentar-se, Josué foi funcionário do Ministério da Educação.
Josué de Barros faleceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1959, quatro anos depois de sua pupila Carmen Miranda.
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JOSUÉ DE BARROS E CARMEN MIRANDA
Josué de Barros e Carmen Miranda |
Em setembro de 1929, após acompanhar Carmen em algumas rádios, Josué a levou para gravar seu primeiro disco na Brunswick, recém instalada no Brasil. Ela gravou duas músicas de sua autoria: o samba Não Vá Simbora e o o choro Se o Samba é Moda. Carmen é acompanhada pelo Trio Barros, do qual ele fazia parte e, talvez, seu filho Betinho.
Como o disco demoraria a ser lançado (somente em janeiro de 1930) e isso atrapalharia na divulgação do trabalho da cantora, Josué a levou para um teste na Victor (também recém-instalada aqui), onde o compositor e violonista Rogério Guimarães, amigo de Josué, era o diretor artístico. Rogério gostou da voz de Carmen e ela foi contratada. Seu primeiro disco na Victor trazia também músicas de Josué: Triste Jandaya, canção toada, e Dona Balbina, samba. O acompanhamento foi feito pelos violões de Josué e do próprio Rogério Guimarães.
A secretária da Victor lembrava que, ao ouvir a prova, a jovem cantora começou a rir, e sentou-se no chão, batendo palmas, emocionada com o resultado.
Depois disso, enquanto o primeiro disco de Carmen chegava às lojas, também era lançado o seu terceiro na Victor trazendo a marcha de Joubert de Carvalho, P´ra Você Gostar de Mim, mais conhecida como Taí, que fez um estrondoso sucesso, alavancando a carreira da jovem e eclipsando o disco da Brunswick. Hoje, porém, os dois discos (principalmente o gravado na Brunswick) são raridade total.
Como o disco demoraria a ser lançado (somente em janeiro de 1930) e isso atrapalharia na divulgação do trabalho da cantora, Josué a levou para um teste na Victor (também recém-instalada aqui), onde o compositor e violonista Rogério Guimarães, amigo de Josué, era o diretor artístico. Rogério gostou da voz de Carmen e ela foi contratada. Seu primeiro disco na Victor trazia também músicas de Josué: Triste Jandaya, canção toada, e Dona Balbina, samba. O acompanhamento foi feito pelos violões de Josué e do próprio Rogério Guimarães.
A secretária da Victor lembrava que, ao ouvir a prova, a jovem cantora começou a rir, e sentou-se no chão, batendo palmas, emocionada com o resultado.
Depois disso, enquanto o primeiro disco de Carmen chegava às lojas, também era lançado o seu terceiro na Victor trazendo a marcha de Joubert de Carvalho, P´ra Você Gostar de Mim, mais conhecida como Taí, que fez um estrondoso sucesso, alavancando a carreira da jovem e eclipsando o disco da Brunswick. Hoje, porém, os dois discos (principalmente o gravado na Brunswick) são raridade total.
Curiosidades:
· · Em 1915, Josué de Barros casa-se com Hozana de Barros, que era sobrinha do marechal Floriano Peixoto. Tiveram os filhos: Zuleika, Odete e Alberto Borges de Barros.
· Josué de Barros era pai dos artistas Alberto Borges de Barros (o Betinho) e Zuleika Borges de Barros. Betinho, além de violonista e compositor de sucesso, também ficou famoso por introduzir o rock´n roll no Brasil. Zuleika, com o pseudônimo de Neyde de Barros, fez sucesso nos anos 30 como cantora.
· Além de descobrir Carmen Miranda, Josué também revelou o grupo Bando da Lua. O interessante é que Carmen e o Bando fariam sucesso nos EUA e em Hollywood a partir de 1939.
· Foi Josué quem introduziu no Brasil o violão elétrico, em 1929.
· Ao lado de Carmen Miranda, compôs a marchinha Por Ti Estou Presa, que Carmen gravou no final de 1930.
· Gravação histórica: No final de 1929, na Victor, Josué foi gravar um batuque humorístico de sua autoria, História de um Capitão Africano, onde misturava um pequeno esquete com batuque, tendo temas do candomblé. Nessa gravação, além de Josué, participam o cantor Breno Ferreira e a própria Carmen Miranda, que por acaso estavam pelo estúdio. Breno interpreta o feitor e Carmen, a mulatinha que vai interceder pelo moleque. Ainda uma cantora desconhecida, Carmen já mostrava seu carisma. Foi a única vez que Josué e ela gravaram juntos, cantando.
Breno Ferreira, Carmen Miranda e Josué de Barros, 1930. |
Josué de Barros e sua filha, a cantora Neyde de Barros. |
GRAVAÇÕES DE JOSUÉ DE BARROS
Josué de Barros Cantor e Intérprete ao Violão
Batuque africano
Interpretado pelo autor
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.253-A, matriz 50113-3
Gravado em 22 de novembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
Batuque Humorístico
Gravado por Josué de Barros, Carmen Miranda e Breno Ferreira
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira
Disco Victor 33.253-B, matriz 50139-2
Gravado em 09 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
MIMO DE AMOR
Valsa de Josué de Barros
Gravada por Josué de Barros ao violão
Disco Brunswick 10.022-A, matriz 93
Lançado em fevereiro de 1930
MARCHA DAS TRINCHEIRAS
Marcha de Josué de Barros
Gravada por Josué de Barros ao violão
Disco Brunswick 10.022-B, matriz 94
Lançado em fevereiro de 1930
CADE ELA?
Marcha de Josué de Barros
Gravada por Josué de Barros
Acompanhamento da Orquestra Guanabara
Disco Parlophon 13.287-A, matriz 131081
Lançado em janeiro de 1931
OLHA A CARA DELA
Samba de Josué de Barros e Lamartine Babo
Gravado por Josué de Barros
Acompanhamento da Orquestra Guanabara
Disco Parlophon 13.287-B, matriz 131082-1
Lançado em janeiro de 1931
SINHÁ, SINHÔ
Marcha interpretada pelo autor e coro
Acompanhamento de Simão e sua Columbia Orquestra
Disco Columbia 22.006-B, matriz 380947
Lançado em janeiro de 1931
MINHA CACHACINHA
Samba interpretada pelo autor e coro
Acompanhamento de Simão e sua Columbia Orquestra
Disco Columbia 22.006-B, matriz 380953
Lançado em janeiro de 1931
Polca de Josué de Barros
Interpretada por Josué de Barros
Acompanhamento de seu filho Alberto Barros (Betinho) ao violão
Disco Victor 33.484-A, matriz 65200-2
Gravado em 22 de julho de 1931 e lançado em novembro desse ano.
Valsa de Josué de Barros
Interpretada por Josué de Barros
Acompanhamento de seu filho Alberto Barros (Betinho) ao violão
Disco Victor 33.484-B, matriz 65201-2
Gravado em 22 de julho de 1931 e lançado em novembro desse ano.
Josué de Barros Compositor
NÃO POSSO MAIS MEU BEM
Tanguinho Canção de Josué de Barros
Gravado por Gastão Formenti
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos violões
Disco Parlophon 12.862-A, matriz 2079
Lançado em novembro de 1928
EU TINHA UM PASSARINHO
Tanguinho Canção de Josué de Barros
Gravado por Gastão Formenti
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos violões
Disco Parlophon 12.862-B, matriz 2080
Lançado em novembro de 1928
CHORA VIOLÃO
Canção Sertaneja de Josué de Barros
Gravada por Aracy Côrtes
Acompanhamento de Piano e Violão
Disco Parlophon 12.868-B, matriz 2083
Lançado em novembro de 1928
MINHA PAIOÇA
Canção Sertaneja de Josué de Barros
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento de Piano e Violão
Disco Parlophon 12.863-B, matriz 2065
Gravado em 24 de outubro de 1928 e lançado em novembro
Toada Sertaneja
Gravada por Breno Ferreira
Acompanhamento do Choro Victor
Disco Victor 33.212-A, matriz 50004-4
Gravado em 24 de junho de 1929 e lançado em novembro
SE O SAMBA É MODA
Choro de Josué de Barros
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Trio Barros
Disco Brunswick 10.013-A, matriz 97
Gravado em setembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
NÃO VÁ SIMBORA
Samba de Josué de Barros
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento do Trio Barros
Disco Brunswick 10.013-B, matriz 99
Gravado em setembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
Canção de Josué de Barros
Gravada por Jesy Barbosa
Acompanhamento da Orquestra Victor de Salão
Disco Victor 33.208-A, matriz 50037-1
Gravado em 11 de setembro de 1929 e lançado em novembro
Toada de Josué de Barros e Rogério Guimarães
Gravada por Paulo Rodrigues e Sílvio Salema
Acompanhamento do Choro Victor (Piano, Bandolim e dois Violões)
Disco Victor 33.225-A, matriz 50074-3
Gravado em 12 de outubro de 1929 e lançado em dezembro
Canção Toada de Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos violões
Disco Victor 33.249-A, matriz 50134-2
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
Samba
Gravado por Carmen Miranda
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Josué de Barros aos violões
Disco Victor 33.249-B, matriz 50131-1
Gravado em 04 de dezembro de 1929 e lançado em janeiro de 1930
Marcha Carnavalesca de Josué de Barros
Gravada por Breno Ferreira
Acompanhamento de Coro e da Orquestra Victor
Disco Victor 33.255-A, matriz 50151-2
Gravado em 11 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
Marcha Carnavalesca de Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Coro e da Orquestra Victor
Disco Victor 33.259-A, matriz 50166-2
Gravado em 23 de janeiro de 1930 e lançado em fevereiro
PRECE DA SAUDADE
Canção de Josué de Barros
Gravada por Ana de Albuquerque Melo
Acompanhamento de Pequeno Conjunto
Disco Brunswick 10.023-A, matriz 108
Lançado em fevereiro de 1930
VOCÊ
Samba de Josué de Barros
Gravado por Ana de Albuquerque Melo
Acompanhamento de Violões
Disco Brunswick 10.023-B, matriz 212
Lançado em fevereiro de 1930
RISO E PRANTO
Tango Canção de Josué de Barros
Gravado por Gastão Formenti
Acompanhamento da Orquestra Guanabara
Disco Odeon 10.580-A, matriz 3376
Lançado em abril de 1930
Toada de Josué de Barros
Gravada por Elisa Coelho
Acompanhamento de Rogério Guimarães e Jacy Pereira aos Violões
Disco Victor 33.444-B, matriz 50308-1
Gravado em 11 de junho de 1930 e lançado em agosto de 1931
Marcha de Josué de Barros
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Violões e Bandolim
Disco Victor 33.331-B, matriz 50328-2
Gravado em 17 de junho de 1930 e lançado em setembro
Modinha de Josué de Barros
Gravada por Floriano Belham
Acompanhamento de Rogério Guimarães ao Violão
Disco Victor 33.432-B, matriz 65047-2
Gravado em 26 de novembro de 1930 e lançado em abril de 1931
Marcha
Gravada por Carmen Miranda
Acompanhamento de Orquestra e Coro
Disco Victor 33.399-B, matriz 65064-2
Gravado em 16 de dezembro de 1930 e lançado em janeiro de 1931
AMANHEÇA O DIA
Samba de Josué de Barros
Gravado por Sônia Bulamarqui
Acompanhamento de Simão e Sua Columbia Orquestra
Disco Columbia 22.078-B, matriz 281148
Lançado em janeiro de 1932
VOCÊ
Samba de Josué de Barros
Gravado por Sônia Bulamarqui
Acompanhamento de Simão e Sua Columbia Orquestra
Disco Columbia 22.079-B, matriz 381152
Lançado em janeiro de 1932
ZOMBA DE MIM
Marcha de Josué de Barros e Napoleão Tavares
Gravada por Elza Cabral
Acompanhamento dos Sete Diabos
Disco Columbia 22.090-B, matriz 381171
Lançado em fevereiro de 1932
O PREÇO DA FELICIDADE
Samba de Josué de Barros
Gravado por Jonjoca e Castro Barbosa
Acompanhamento da Orquestra Guanabara
Disco Parlophon 13.432-A, matriz 131435
Gravado em 13 de agosto de 1932 e lançado nesse mesmo ano
CANTANDO AO LUAR PARA VOCÊ
Fox Trot de Josué de Barros
Gravado por Sílvio Pinto
Acompanhamento da Orquestra Copacabana
Disco Odeon 11.060-B, matriz 4657
Gravado em 27 de abril de 1933 e lançado em outubro
TIM TIM TIM
Marcha de Josué de Barros e Dino Abreu
Gravada por Vítor Bacelar
Acompanhamento do Conjunto Odeon, sob a direção de Simon Bountman
Disco Odeon 11.944-A, matriz 6538
Gravado em 28 de novembro de 1940 e lançado em janeiro de 1941
Agradecimento ao Arquivo Nirez
Como neto de Josue de Barros uma correcao: Hazana era sobrinha de Floriano Peixoto nao prima. Pelo demais, obrigado e parabens. Alberto
ResponderExcluirComo neto de Josue de Barros uma correcao: Hazana era sobrinha de Floriano Peixoto nao prima. Pelo demais, obrigado e parabens. Alberto
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirObrigado pela informação, já corrigi.
Seja bem vindo ao Blog.
Obrigado por participar.
Grande abraço,
Marcelo
Que fantástico
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