Aurora Miranda |
Em 1937 Aurora Miranda gravava esta deliciosa marchinha de José Maria de Abreu, Francisco Mattoso e Paulo Barbosa. Nos anos 80, Gal Costa regravaria, voltando o sucesso.
Música totalmente atual!
Onde Está o Dinheiro?
Marcha de José Maria de Abreu, Francisco Mattoso e Paulo Barbosa
Aurora Miranda canta com o Grupo da Odeon
Disco Odeon 11.538-A, matriz 5693
Gravado em 12 de outubro de 1937 e lançado em novembro de 1937
Onde está o dinheiro?
O gato comeu
O gato comeu
E ninguém não viu?
O gato fugiu
O gato fugiu
O seu paradeiro
está no estrangeiro
Onde está o dinheiro?
Eu vou procurar
e hei de encontrar
E, com o dinheiro na mão
Eu compro um vagão
Eu compro a Nação
Eu compro até seu coração
No Norte não está
No Sul estará?
Só ele quem sabe, não diz
E nem por um triz
Aí está o Xis
E não se pode ser feliz.
Agradecimento ao Arquivo Nirez
Olá Marcelo,
ResponderExcluirEsta marchinha foi inspirada numa frase proferida pelo político paraibano José Américo de Almeida, em 1937. Ele era um dos virtuais candidatos à presidência da república antes do golpe do Estado Novo em 10 de novembro daquele ano.
Conta Renato Murce no Livro "Bastidores do Rádio" (pag.55): "...num rasgo de ingenuidade, num de seus discursos de propaganda eleitoral, falou da escassez de recursos para o povo, dizendo: "Eu sei onde está o dinheiro"! Pra que, seu "compadre"...A frase foi motivo de uma gozação interminável. O bom paraibano foi glosado de todo o jeito. Primeiro, ele não sabia de coisa alguma; mesmo que soubesse, não poderia falar! E só se ouvia nas ruas: "onde está o dineiro?! Não sei, pergunte ao Zé Américo".
Um abraço!
Milton Baungartner
Olha aí! Da história da música eu não sabia. Fiquei satisfeita ao ler o comentário aqui do Milton Baugartner. Uma música como essa sempre seria sucesso nas vozes dessas maravilhosas intérpretes, mesmo em épocas tão diferentes e momentos políticos também diferentes.
ResponderExcluir