Há 105 anos, em 31 de dezembro de 1907, nascia no Rio de Janeiro o cantor Mário da Silveira Reis.
Seu contato com a música se iniciou em 1924, quando ele passou a ter aulas de violão com Carlos Lentine (futuro integrante do Regional de Benedito Lacerda).
Mário Reis começou sua carreira como cantor em 1928. Dois anos antes, em 1926, havia começado a ter aulas de violão com o compositor Sinhô (José Barbosa da Silva).
Foi justamente Sinhô quem o levou para gravar seu primeiro disco, com músicas de sua autoria: o samba Que vale a nota sem o carinho das mulheres? e a canção pedagógica, que Sinhô compôs especialmente para ser cantada em salas de aulas, Carinhos de Vovô.
Mário possuía uma voz suave, afinada e de curto alcance. No período da gravação mecânica (de 1902 até 1926) só barítonos e tenores podiam gravar discos. Com o surgimento da gravação elétrica no Brasil, 1927, ele podia gravar tranquilamente. Sinhô gostou de sua voz e de seu estilo de cantar, assim como o público. Em pouco tempo, os discos de Mário Reis vendiam bastante, fazendo igualdade com o grande nome de então: Francisco Alves.
Mas, isso não foi problema: os dois se uniram e gravaram vinte e quatro músicas, todas antológicas, composições de alta qualidade em uma célebre parceria. A calma voz de Mário combinou perfeitamente com a potente voz de Francisco Alves.
Em 1930, ele se formou em Direito, sendo colega de classe de Ary Barroso.
No meio artístico seus grandes amigos eram, entre outros, Carmen Miranda e Francisco Alves.
Continuou lançando sucessos, inclusive no carnaval e festas juninas.
Mesmo com várias excursões pelo Brasil e Argentina, aparecendo em filmes de sucesso, Mário Reis se afastou da cena artística na segunda metade da década de 1930, para ser funcionário público.
Voltaria a gravar algumas vezes, como em 1939, quando também participou do espetáculo Joujoux et Balangandãs.
Nos anos 50 lançaria alguns discos com gravações de Sinhô.
Voltaria vez ou outra à cena artística, com importantes contribuições.
Mário Reis faleceu no Rio de Janeiro em 05 de outubro de 1981.
Amigo, passei para lhe desejar um Feliz Ano Novo com muita saúde, paz e muito amor. Beijos com carinho
ResponderExcluirRosa, obrigado!
ResponderExcluirPra você também!