Hoje, daremos início a uma série de postagens sobre a vida e obra
do ator RODOLFO VALENTINO.
Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre
Filibert Guglielmi di Valentina D'Antonguolla, nasceu na aldeia de
Castellaneta, Tarento, na Itália meridional, a 06 de maio de 1895.
Saibam mais.
Era filho de Giovanni Antonio Giuseppe
Fidele Guglielmi e Marie Berthe Gabriella Barbin (1856 - 1919). Sua mãe era
francesa. Seu pai era veterinário e morreu de malária quando Rodolfo tinha
11 anos. Tinha um irmão mais velho, Alberto (1892 - 1981) e uma irmã mais jovem
chamada Maria.
Havia uma irmã mais velha, Beatrice,
que morreu ainda pequena.
Quando pequeno, Rodolfo não se
comportava no colégio e seus pais sempre eram chamados pelos professores.
Viveu em Paris, 1912, voltando à
Itália. Pela falta de emprego, optou por ir aos Estados Unidos.
Giovanni Guglielmi
Gabriella Guglielmi
Vamos reproduzir trechos da matéria "A História de Rodolfo Valentino", de A. C. Gomes de Mattos, publicada na Revista Cinemin, de 1986.
"Em 1913, chegou à America,
sonhando, como muitos outros imigrantes, em fazer fortuna na nova terra".
Primeiro, empregou-se como jardineiro
em Long Island. Em um ano, já falava razoavelmente o inglês e descobriu seu
talento para a dança.
Sua parceira de dança favorita era Bess
Dudley, e o casal era um sucesso. Quando Bess se casou, Rodolfo juntou-se
a Joan Sawer para dançar, mas não se sabe se tiveram o mesmo êxito.
Por essa época, ele tomou aulas de
pilotagem, querendo ingressar na aviação italiana, porém, foi reprovado no
exame de vista.
Em 1917, integrou o elenco do
musical The Masked Model, excursionando pelo país. Ao final da
tournée, seduzido pelo sonho de ser um próspero cultivador de videiras na
California, juntou suas economias e foi para São Francisco. Sua idéia não deu
certo e, tendo ficado sem nenhum tostão nos bolsos conseguiu um lugar no coro
de uma produção local, Nobody´s Home. Após três semanas, a temporada
terminou e ele foi vender livros de porta em porta. Findando o sonho de ser um
rico colhedor de uvas, Rodolfo tentou se alistar na Força Aérea Britânica, onde
foi novamente rejeitado.
Na primeira tentativa de se tornar
piloto, conheceu Norman Kaiser que, como Norman Kerry, tentaria carreira no
cinema. Kerry participava do filme A Intrépida Americana (The Little
American, 1917), no qual Mary Pickford era a estrela. Ao que parece, o
amigo conseguiu alguma figuração para Rodolfo que também (escondido) foi com a
companhia no trem para Los Angeles. Nesse trem estava Al Jolson que,
impressionado com o belo físico do jovem clandestino, profetizou-lhe um grande
triunfo na tela.
Kerry acomodou Rodolfo no Hotel
Alexandria, onde estava hospedado. Começou a promover o amigo, acompanhando-o
aos estúdios. A primeira oportunidade veio como extra numa sequência de Alimony
(1918), com direção de Emmet Flynn (que trabalhava para William Fox), e
estrelado por Josephine Whittel. O diretor apontou ao roterista do filme,
Hayden Talbo, o jovem figurante. "Talbot observou Rodolfo com interesse e,
nesse ínterim, no set, o rapaz, como sempre atraente para as mulheres, fez
amizade com outra figurante, Alice Taaffe". Depois, ela mudaria seu nome
para Alice Terry, se casaria com o diretor Rex Ingram, que faria de Alice e
Rodolfo astros da constelação de Hollywood.
Talbot escreveu um papel para Rodolfo
no filme The Married Virgin (1918), onde ele interpretava um
conde italiano, e assinava como Rodolpho di Valentina. Essa produção
independente só foi lançada em 1922, devido a uma disputa legal, com o título
de Esposas Frívolas (Frivolous Wives). Com esse fracasso, voltou a
dançar para se sustentar. Em Los Angeles era visto dia após dia e seu rosto foi
ficando conhecido por pessoas importantes. Fora o fato de dançar muito bem, ele
investiu em várias séries de exercícios de ginástica, inclusive praticando boxe
com aptidão, tornando seu físico mais atraente aos olhos de todos.
RODOLFO VALENTINO
RODOLFO VALENTINO
RODOLFO VALENTINO
Em 1918, participou de dois filmes,
onde a estrela era Carmel Myres. Amigos do Escândalo ou Sensação
Social (A Society Sensation) e Uma Idéia Feliz ou Uma Noite
Como Poucas (All Night), foram dirigidos por Paul Powell. Os filmes lhe
deram mais promoção.
Uma noite, ao dançar em Los Angeles,
avistou a atris Mae Murray e seu marido na época, o diretor Robert Z. Leonard.
Logo tirou a famosa estrela para dançar. O resultado: participou de dois filmes
da atriz dirigidos por Leonard, A Irresistível Helena ou Nos
Cabarés de Nova Iorque (Delicious Little Devil) e Repudiada
(The Big Little Person), ambos de 1919.
Após cinco filmes passou a assinar Mr.
Rudolph Valentino. "Poder-se-ia conjeturar que ( ele) não tinha aquele
algo mais". Após as chances de brilhar, nada acontecia de novo. No
entanto, ele fazia amizades.
Depois disso atuou em breve momentos em
fitas como Amores de um Ladrão ou Romance de um Apache
(A Rouge´s Romance), estrelado por Earle Williams e dirigido por James
Young, e Pacto Astucioso (The Homebraker), estrelado por Dorothy
Dalton e dirigido por Victor Shertzinger. Nesse último filme, sua atuação se
reduziu a uma única cena. O ator Milton Sills assistiu às filmagens e resolveu
ajudar o jovem italiano levando-o ao estúdio de Goldwyn e apresentando-o à
estrela da ópera e dos filmes Geraldine Farrar. Os dois tentaram, em vão,
conseguir-lhe uma oportunidade.
Seu carisma, mais uma vez, exerceu
influencia sobre uma famosa mulher, a atriz Dorothy Gish. Ela lutou para
colocá-lo a seu lado com destaque em Negra Profecia (Out of Luck),
de 1919, sob direção de Elmer Clifton. O supervisor do filme era o grande
David W. Griffith e, em sua honesta opinião, Valentino era "muito
exoticamente estrangeiro para estrelar filmes americanos". Nessa fita ele
teve uma pequena participação, mas, Griffith gostou de sua habilidade como
dançarino e fez com que fosse contratado, ao lado de Carol Dempster, no prólogo
encenado no palco do cinema de Sid Grauman, por ocasião do lançamento de um dos
filmes do diretor. Grauman usou Rodolfo novamente na apresentação de um outro
filme.
Rodolfo Valentino em 1919.
Mais papéis modestos viriam e Rodolfo gastou a maior parte de seu
dinheiro comprando roupas elegantes e um extravagante Mercedes, procurando ser
visto em todas as partes de Hollywood. Ainda em 1919 ele conheceu Pauline
Frederick, fazendo funcionar novamente seu poder de sedução. Passou a
frequentar suas famosas festas. E foi a própria Pauline quem o apresentou a
Jean Acker, também artista de cinema. Em 05 (algumas fontes 06) de
novembro de 1919 casou-se com Jean, porém o casamento durou apenas seis horas,
sem ter sido consumado. Ela havia tido um romance com Alla Nazimova. Mesmo Jean
gostando de mulheres, Valentino viu surgirem comentários maldosos de que seria
impotente.
Jean Acker em 1921.
Com uma carreira que parecia totalmente
estagnada, fez o papel de vilão no filme O Esplêndido Amante (Stolen
moments ou The Wonderful Love), de 1920, filmado em Nova
Iorque e dirigido por James Vicent. Marguerite Namara era a estrela.
Durante uma longa viagem ele leu o
romance de Vicente Blasco Ibañez, Los Cuatro Junetes del Apocalipsis,
e sonhou em interpretar o herói, Julio Desnoyers. O que ele não sabia é que, em
Hollywood, a roteirista June Mathis estava justamente escrevendo uma
adaptação cinematográfica do livro para a Metro, e tinha determinado
que ele fosse o escolhido para o papel principal.
June Mathis
Rudy tinha acabado de completar seu segundo filme em Nova Iorque The
Wonderful Chande, de 1929, com direção de George Archaimbaud, estrelado por
Eugene O´Brien e Martha Mansfield, quando foi chamado ao escritório local da
Metro. Lá, recebeu o script de Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (The
Four Horsemen of the Apocalypse), de 1921, e uma passagem de volta para Los
Angeles.
Abaixo, cartazes e fotos promocionais do filme Os Quatro Cavaleiros do
Apocalipse, de 1921:
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de 1921
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de 1921
Rodolfo Valentino em Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de 1921
No filme, Valentino está confiante e teve a oportunidade de dançar
um tango, numa sequência antológica, em parceria com Beatrice Dominguez, que
faleceria nesse mesmo ano de 1921, aos 23 anos. A partir daí, ele tornou-se um
astro. Mas, a Metro atribuiu o sucesso do filme mais à popularidade da estrela,
Alice Terry e ao prestígio do diretor, Rex Ingram.
Rodolfo Valentino e Beatrice Domingues
Rodolfo Valentino e Beatrice Dominguez
Beatrice Dominguez
Beatrice Dominguez
A
antológica cena em que Valentino e Beatrice dançam o tango:
Mais
sobre Rodolfo Valentino: O Brasil Homenageia Valentino http://bit.ly/36IbIsi Rodolfo Valentino, valsa lenta de 1926 http://bit.ly/3oNlGif Rodolfo Valentino e Suas Canções (onde o ator canta duas composições)
Agradecimento
à Donna Hill, criadora da homepage Falcon Lair - The Rudolph Valentino Homepage
(http://www.rudolph-valentino.com).
Fontes:
Revista Cinemin nº 26, 5ª Série, Agosto de 1986, artigo "A História
de Rodolfo Valentino", de A. C. Gomes de Mattos. Pertencente ao Arquivo
Marcelo Bonavides.
Jean Acker:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Acker
http://famosos.culturamix.com/atrizes/jean-acker
June Mathis:
http://www.filmreference.com/Writers-and-Production-Artists-Lo-Me/Mathis-June.html
http://en.wikipedia.org/wiki/File:June_Mathis_and_Rudolph_Valentino.jpg
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse:
http://www.allposters.com.br/-sp/The-Four-Horsemen-of-the-Apocalypse-Alice-Terry-Rudolph-Valentino-1921-posters_i5131463_.htm
http://cultmovies.multiply.com/notes/item/86
http://www.pasiontango.net/pt/filme.aspx?id=os-quatro-cavaleiros-do-apocalipse
muito boa a matéria Marcelo. Estou compartilhando. abraçao
ResponderExcluirNossaaaa muita informação!!!!! Ameeei.
ResponderExcluir