Hoje, dia 22 de abril, seria o aniversário da cantora e pesquisadora do nosso folclore Elsie Houston.
Elsie foi uma das cantoras-pesquisadoras pioneiras que surgiram na década de 1920, como Stefana de Macedo, Olga Praguer Coelho, Helena de Magalhães Castro, Celeste Leal Borges, Jesy Barbosa e Amélia Brandão Nery.
Elsie era filha de um famoso dentista americano, James Franklin Houston e da carioca Arinda Galdo. Nasceu no Rio de Janeiro em 22 de abril de 1902.
Há alguns anos, tive acesso a algumas cartas e fotos enviadas por ela a seu melhor amigo, o crítico de arte cearense Lívio Xavier.
Fiquei fascinado com o mundo que se abria diante mim e mais ainda com sua personagem principal, a própria Elsie.
Sua família investiu em sua formação musical. Ela estudou canto lírico com as melhores professoras, como Lilli Lehman na Alemanha (Elsie morou lá com sua irmã mais velha, Celina, e seu cunhado) e Ninon Vallin em Buenos Aires.
Sua trajetória será lembrada pelo blog em breve.
Por hora, saboreemos a belíssima voz de nossa aniversariante.
Macumbagelê - Samba de J. da Paulicéa e Lilico Leal. Elsie é acompanhada por Gaó (o famoso maestro), Zezinho (que nos anos 40 acompanharia Carmen Miranda com o Bando da Lua e seria a inspiração para o personagem ZÉ Carioca, de Walt Disney) e Petit. Gravação feita no início de 1930, provavelmente em janeiro, já que o disco foi lançado em março. Disco Columbia nº5.182-B, matriz 380606-1. Um belo e animado samba, nota-se a "fuzarca" de seus acompanhantes. É notável Elsie se divertindo.
Morena Cor de Canela - Samba de Ary Kerner Veiga de Castro. Elsie gravou, provavelmente em abril de 1930, sendo o disco lançado em junho. Ela é acompanhada por Zezinho e Petit. Disco Columbia nº5.217-B, matriz 380649. Esse samba foi gravado em maio desse mesmo ano por Helena Pinto de Carvalho e, em janeiro, por Sílvio Salema.
Agradecimento ao Arquivo Nirez, de Fortaleza (Ce), pela foto de Elsie (original) e suas gravações.
Olá, descobri seu blog agora e achei muito legal. Percebo porém que as músicas se repetem, tanto nesta postagem como na do Gastão Formenti. Haveria como você corrigir?
ResponderExcluirE obrigado pelo blog!
Olá,
ResponderExcluirMuito bom seu blog. Belo resgate de músicas esquecidas e pouco conhecidas.
Gostaria de saber se por acaso teria
Helena de Magalhães Castro cantando A Rede de Jatobá.
Ficaria imensamente grato caso a possua.
Obrigado
Montgomery
Olá Montgomery,
ResponderExcluirdevo ter em fita cassete.
Vou tentar passar para mp3.
Sou fã de Helena de Magalhães Castro, você tem material sobre ela?
Grande abraço e obrigado.
Marcelo